8/13/2017

Rangers - Ordem dos Arqueiros: Ruínas de Gorlan


Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.



Ruínas de Gorlan é o primeiro livro de Rangers - Ordem dos Arqueiros e John Flanagan teve um motivo muito especial para escrever essa série, pois ele não só queria estimular seu filho de 12 anos a ler, como também pretendia passar a mensagem de que os heróis nem sempre são os grandes, fortes e musculosos. Acredito que o objetivo principal do autor teve um grande impacto na construção das personagens e na criação da história que, apesar de rica em detalhes, não é densa, permitindo uma leitura leve e relaxante para o leitor.
     Will apresenta características como medo, insegurança, dúvidas, curiosidade, teimosia, ousadia e coragem, assim como todo adolescente da sua idade e seu amadurecimento acontece de forma gradual e compatível com sua idade e treinamento. Nos capítulos finais, por exemplo, mesmo no ápice da história, o personagem principal comete falhas e, algumas vezes, não sabe exatamente o que fazer, mostrando que, apesar da coragem e vontade de fazer a diferença, é humano, assim como todos nós.
     Mesmo apresentando elementos fantásticos como os Kalkaras, o autor não exagera nos poderes das personagens humanas, pois as qualidades de cada uma são exaltadas, porém não ultrapassam a lógica concebida no nosso mundo. A inteligência, a parceria e o trabalho em conjunto são essenciais para o sucesso das ações empreendidas por esses guerreiros.
     O livro traz trama, aventura, um pouco de mistério e um toque cômico. Gostei muito da dinâmica e da linguagem empregada. Sem dúvida é uma história juvenil, mas estou realmente com muita vontade de ler toda a sequência.

Visitem os blogs do Felipe, do Matheus e da Vanessa para ver as opiniões deles. 😊